Tecnologia controla carros com a mente

Além dos veículos que trafegam por conta própria, as ruas do futuro também podem ser ocupadas por carros controlados pela mente dos seus motoristas. A montadora Nissan anunciou o desenvolvimento de uma tecnologia que interpreta sinais emitidos pelo cérebro para controlar um carro.

Batizada de “Brain-to-Vehicle” (cérebro para veículo), ou B2V, a tecnologia capta a atividade cerebral do motorista, analisa essas atividades a partir de sistemas autônomos e consegue até mesmo antecipar qual ação que o motorista vai fazer.

O sistema funciona de duas formas: ele prevê o que o usuário pretende fazer, antecipando, por exemplo, que o carro deve virar na próxima esquina; e ele também consegue detectar desconfortos do motorista, o que faz com que a inteligência artificial seja ativada e assuma o controle do veículo.

Para que o “milagre” aconteça, o motorista deve utilizar uma espécie de touca cheia de eletrodos que está conectada ao veículo. A estranho aparato mede a atividade das ondas cerebrais e as transmite aos sistemas de direção, aceleração e frenagem que começam a responder antes mesmo que o condutor inicie alguma ação.

Do Olhar Digital

Confiram o vídeo abaixo (em inglês):

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *