Android Oreo: Fique por dentro das 10 novidades do novo SO da Google.

Foi anunciado pelo Google, que a nova versão do Android realmente, se chamara “Oreo”, a empresa divulgou também algumas melhorias que seram implementada nessa nova versão 8.0 do seu SO moblile. Contudo a mudança no visual não será muito significativa, que não já estive nas versões Betas.

Para você entender o que esperar no seu celular nos próximos meses, aqui esta uma lista com as principais novidades.

1. Inicialização mais rápida

O que a Google mais destaca para os usuários do Oreo, é o tempo gasto para iniciar. O sistema do Robô de fato tem uma tradição de levar mais tempo para iniciar do que seu principal concorrente, o iOS, na maioria dos dispositivos, mas isso está prestes a mudar. Segundo a criadora do Android, o Oreo será duas vezes mais rápido para ligar e estar pronto para uso.

2. Limites para execução em segundo plano

Os limites de execução em segundo plano, é outra novidade que deve contribuir na melhoria do desempenho do SO. O sistema vai minimizar ainda mais a atividade de apps em segundo plano, com isso haverá economia de bateria e também redirecionar mais poder de processamento para apps que de fato estão em uso.

 

3. Autocompletar nativo

O recurso autocompletar logins agora estará disponível em todos os smartphone com Android Oreo, o Google vinha testando esse recurso de forma nativa.  Assim quando você trocar de celular, ou reinstalar um aplicativo, o sistema vai inserir sua senha e seu nome de usuário automaticamente na primeira utilização.

 

4. Novo modo de multitarefa

Android Nougat trouxe a multitarefa em tela dividida para o Android Puro no ano passado, mas, agora, a Google está liberando outra possibilidade: Picture-in-picture. Com isso, é possível minimizar um app para um dos cantos do display e utilizar outra ferramenta por trás normalmente. Isso é interessante especialmente para apps de vídeo ou mensageiros.

 

5. Pontos de notificação

Quem está mudando do iOS para o Android pode demorar a se acostumar ao fato de, nativamente, o sistema do Robô não mostrar nenhum contador de notificação direto nos ícones da tela principal. Samsung e outras marcas possuem algo similar em suas interfaces, mas a Google está implementando a funcionalidade nativamente no Robô com a versão Oreo. Só que, diferente do que a Apple faz, a gigante das buscas vai colocar apenas um pontinho no ícone para não perturbar as pessoas. Se o usuário quiser ver as notificações sem abrir a guia superior, ele pode fazer um toque longo no ícone e ver os detalhes.

 

6. Mais segurança

A Google está embarcando por padrão no Android Oreo o seu novo programa de segurança chamado Google Play Protect. Contudo, isso quer dizer que o Robô fará a verificação diária de apps instalados e também dos presentes na Google Play em busca de comportamentos estranhos.

Os que forem considerados suspeitos serão analisados mais a fundo pela Google e, destes, os que forem identificados como malwares nocivos serão eliminados de todos os dispositivos Android Oreo. Fora isso, a Google também está fechando o cerco em volta de apps instalados fora da Google Play. Agora, usuários terão que dar mais permissões para esses softwares funcionarem normalmente, diminuindo as chances de aplicações maliciosas realizarem atividades no aparelho sem o dono perceber.

 

7. Mais bateria

Com os esforços para melhorar o desempenho, a Google também espera que os smartphones com Android Oreo durem mais longe das tomadas. Contudo, a companhia não deu uma estimativa exata de quanto tempo extra.

 

8. Emojis

Todos os emojis do Android foram redesenhados no Android Oreo. Agora, aquelas carinhas estranhas em forma de bolha desapareceram, e a empresa está seguindo mais de perto o que Apple e Microsoft fazem com seus emojis. Dessa forma, a aparência dos emojis ficará mais universalizada através dos sistemas operacionais. Segundo a companhia, também foram incluídos 60 novos emojis.

 

9. Atualizações mais rápidas

Project Treble, segundo a Google, é a maior mudança nas fundações do Android já feita. Basicamente, a empresa compartimentalizou vários segmentos do sistema operacional, tornando o código modular. Assim, quando as fabricantes forem trabalhar em atualizações, elas poderão mexer apenas no que é necessário e enviar as novidades mais rapidamente para seus clientes. No longo prazo, isso pode mudar o mercado de celulares Android e tornar os celulares básicos mais duradouros.

10. Para desenvolvedores

Algumas melhorias do Android vão deixar os desenvolvedores mais felizes. Os apps agora não precisam mais incluir pacotes de fontes personalizadas no APK. Agora, esses elementos poderão ser baixados separadamente e, com isso, diminuir o tamanho dos softwares na Google Play.

 

 

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *