Regras novas do YouTube, dificulta a monetização dos pequenos canais.

Foi anunciado nesta terça-feira(16) uma grande mudança nas politicas de pagamento por anúncios e monetização aos criadores de conteúdo do YouTube. A partir desta data, foi alterado os requisitos mínimos para que canais comecem a receber dinheiro do site.

Para aqueles que quiserem integrar ao novo Programa de Parceria do YouTube e lucrar algum dinheiro na plataforma do canal, é o seguinte: ter no mínimo mil inscritos e ter pelo menos quatro mil horas de visualização nos últimos 12 meses em seus vídeos postados. A partir do dia 20 de fevereiro de 2018, a regra será valida também para os canais já existente, que serão também avaliados um a um. Aqueles que não cumprirem os requisitos citados, terão um prazo de 30 dias para atingir as metas, ou perderão a monetização ate chegarem ao padrão.

 

Anteriormente, bastava ter 10 mil visualizações para começar a ganhar alguns trocados com o programa. Segundo o comunicado oficial, em 2017 “muitos problemas afetaram a comunidade e a receita de publicidade”, enquanto neste ano “o foco para todos no YouTube é proteger o ecossistema de criadores e garantir que a renda seja mais estável”, (rico continua rico, pobre continua pobre).

Grandes Canais

Para os canais que tem um grande poder de influência e visualizações, não serão tão afetados assim pelas novas regras da comunidade. “Continuaremos usando sinais de aviso, como strikers, spam e outras flags de abuso”, afirmou o site.

“O YouTube vai agendar conversas com grandes criadores nos próximos meses para ‘ouvir pensamentos e ideias sobre o que fazer para encarar esse desafio”.

Os anunciantes irão ter uma maior transparência para verificar se querem realmente colocar marcas e produtos em determinados vídeos. Além disso, o Google Preferred, um programa de monetização só para a elite de criadores de conteúdo, agora terá um moderador humano para avaliar as postagens e verificar se o conteúdo é “postável” e próprio para anúncios.

É o certo a se fazer?

Essas regras do YouTube gerou uma recepção inicial bastante negativa. Basicamente esta dificultando a criação e crescimento de novos canais a receber verba da plataforma de vídeo, além de adicionar um contador de tempo de visualização, o que pode ser extremamente prejudicial para aqueles que não postam clips longos, como os gameplays.

Segundo a plataforma, o objetivo das mudanças é prevenir que atores ruins prejudiquem os criadores originais e inspiradores ao redor do mundo que ganham a vida no YouTube.

Essa parte se refere a quem já obtém uma renda suficiente do site a partir de inscritos e visualizações, pessoas que não são serão afetadas.

O pedido de desculpas de Logan Paul gerou 44 milhões de visualizações e foi seguido por um hiato do youtuber

Os astros PewDiePie e Logan Paul, por exemplo, perderam parcerias especiais com o YouTube e receberam um “puxão de orelha” público depois das polêmicas, mas isso não vai arranhar a superfície de seus já altos ganhos com o programa de parcerias. Além disso, ainda há muitos problemas envolvendo conteúdos para crianças e até transmissões piratas ao vivo que não são resolvidas pela plataforma.

Por um lado, canais pequenos também precisam de moderação e é impossível ficar de olho em tudo o que é postado — não é justo simplesmente dar dinheiro a qualquer um, é verdade, e o YouTube como empresa privada tem direito a estabelecer as regras que quiser. Por outro, canais que buscam começar aos poucos com conteúdos diferenciados podem ser obrigados a desistir antes do tempo pelas novas barreiras de monetização.

 

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